Objetivo

O projeto visa implantar redes de cooperação acadêmica entre o Departamento de Engenharia Mecânica e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFPE, a Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e o Instituto de Computação da UFF, possibilitando a produção de pesquisas científicas e tecnológicas e a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação no tema, nas instituições envolvidas.

Diagnóstico auxiliado por computador, é definido como um diagnóstico realizado pelo especialista (por exemplo o radiologista no caso de imagens médicas originárias da emissão de Raios X), utilizando o resultado de análises computacionais de imagens do interior do corpo humano como auxílio ao diagnóstico. A finalidade do diagnóstico auxiliado por computador é melhorar a acuidade do diagnóstico, auxiliando o médico, nunca o substituindo.

A mineração ou extração de conhecimento de imagens constitui um dos grandes desafios atuais . O desafio do uso de técnicas de mineração de dados em imagens é duplo, primeiro devido à complexidade e ao volume dos dados armazenados nos principais acervos e segundo pela necessidade de realizar isso de forma eficiente. Quando se trata de detecção em imagens médicas as complexidades se potencializam, pois os arquivos de dados de treinamento, oriundos das diversas formas de equipamentos médicos, são enormes e extremamente complexos, diferenciados e desbalanceados . Neste sentido, objetiva-se adequar as técnicas atuais de mineração para imagens.

A primeira e maior parte do trabalho se concentrará nos aspectos gerais de organização do banco de dados de modo que se consiga posteriormente extrair as informações para as análises dos diversos tipos de imagens médicas, processando-as e descobrindo formas de combinar características, padrões e atributos para utilização nos diversos tipos de imagens médicas.

Esta primeira parte será desenvolvida em conjunto pelos dois grupos, sendo detalhada abaixo. A segunda parte será concentrada nos estudos das principais técnicas de processamento de imagens, métodos numéricos, computação gráfica e inteligência artificial, de forma a adequá-las para a área médica e os aspectos das análises em questão. Esta última parte prosseguirá com os trabalhos dos alunos de doutorado dos dois parceiros, que junto com os professores envolvidos, constantemente fará o trabalhos de campo em ambas as instituções, para implementações de sistemas e entendimentos com as equipes dos ambulatórios médicos e uso dos equipamentos de cada instituição.